banner 2

OAB realiza Ato Público contra a violência que assola Jaru

Facebook
WhatsApp

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Jaru, realizou na manhã desta terça-feira (19) um Ato Público pela Paz visando chamar a atenção das autoridades contra a violência que assola o município e em memória do advogado Carlos Arthur Wanderbroock, o popular Português, vítima no último sábado (16) de um duplo homicídio em um restaurante da cidade.

DSC_0167A concentração do evento começou por volta das 8 horas em frente à sede da OAB de Jaru. Logo após, segurando a bandeira da Ordem e fotos de Arthur, os advogados, vestidos de branco, caminharam em silêncio até a frente do Fórum Ministro Victor Nunes Leal, do Ministério Público, da Delegacia de Polícia Civil e Câmara de Vereadores, onde aconteceu a manifestação.

Os manifestantes cantaram o Hino Nacional Brasileiro e fizeram uma oração em memória das vítimas da violência em Jaru nos últimos meses, além de um minuto de silêncio. Em seguida eles caminharam novamente de volta à sede da OAB.

Na oportunidade o presidente Indiano Pedroso falou aos colegas de profissão os motivos do manifesto, que foi cobrar das autoridades competentes que tomem providências na tentativa de combater a grande violência que se instalou no município e vem fazendo diversas vítimas. Ele também sobre algumas das atitudes que a Ordem dos Advogados já vinha tomando no intuito de sensibilizar as autoridades nesse sentido, mas que até o momento não obtiveram resultado.

Aparentemente, os bandidos perderam o medo da Polícia e vem agindo cada vez com mais ousadia, uma prova disso foram os crimes ocorridos no último sábado, onde um bandido armado invadiu um restaurante de ambiente familiar lotado de clientes, inclusive com várias crianças, para assassinar uma pessoa, vindo a tirar a vida de outra que estava ao lado e quase atingir outra família que estava na mesa ao lado, tendo balas acertado a mesa e uma cadeira.

“O advogado é parceiro da sociedade e luta contra a criminalidade. Este ato não é só pela memória do nosso colega Carlos Arthur, mas de toda população jaruense que vem sendo vítima da violência. Não podemos assistir a isso, calados, temos que cobrar providências por parte das autoridades competentes com urgência”, declarou Indiano Pedroso.

A OAB de Jaru encaminhará ofícios ao Comando Geral da Polícia Militar e à Secretaria de Estado de Segurança Pública para que providências sejam tomadas para combater a violência no município.

ESTATÍSTICA DA VIOLÊNCIA

Segundo os dados estatísticos que nossa reportagem apurou, no ano de 2013 foram registrados em Jaru 28 homicídios consumados e 20 tentativas. Em 2014 foram registradas 34 mortes por assassinato e 19 tentados sendo que parte dessas tentativas posteriormente se consumou, pois as vítimas não resistiram aos ferimentos. Em 2015 foram 18 homicídios e só nos quatro primeiros meses de 2016 já aconteceram 17 homicídios, sendo três em janeiro, dois em fevereiro, sete em março e cinco neste mês de abril, uma crescente assustadora.

Fonte: Anoticiamais/Jarunoticia

DSC_0167

BANNER GRUPO BOM PASTOR
banner hospital municipal de machadinho 300x300

Relevantes Posts