banner 2

Saiba como evitar acidentes com rede elétrica durante construções

Facebook
WhatsApp

Com o fim da temporada de chuvas, clima fica mais propício para obras e Energisa orienta profissionais a redobrarem cuidados com a segurança

Por Redação

DIÁRIO DA AMAZÔNIA

Divulgação

Para construir ou reformar um imóvel é necessário seguir diversas etapas: providenciar projetos técnicos, arquitetônicos, elétricos, sanitários, contra incêndio, estrutural; obter autorizações junto aos órgãos competentes. Entretanto, um item que não pode ser esquecido é o de segurança. Para evitar a ocorrência de acidentes ao realizar obras ou reparos, a Energisa faz o alerta e dá dicas para os profissionais da construção civil e para a população em geral.

Segundo Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica da Abracopel, em 2021 a maior parte dos acidentes com choque elétrico envolveram trabalhadores de profissão não especificada (193), estudantes (110), agricultores (83), pedreiros e seus auxiliares (85).

Segundo Lenildson Santos, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa em Rondônia, acidentes envolvendo a rede elétrica, geralmente, são provocados pelo desconhecimento de normas de segurança.

“Construções e reformas devem ser feitas com distância mínima de 3 metros na horizontal e 3 metros na vertical dos cabos de energia. Se o local da atividade estiver próximo à rede elétrica, é preciso que o cliente entre em contato com a concessionária para solicitar o desligamento do fornecimento. Vale lembrar que somente profissionais capacitados devem atuar com instalações elétricas e utilizando equipamentos de proteção individual (EPI’S) adequados para cada situação”, frisou ao explicar que os EPI’s tem níveis diferentes de isolamento adequados para cada nível de tensão de energia.

Dos 14 acidentes registrados em Rondônia no ano passado, seis envolviam trabalhadores da construção civil ou de serviços de internet. Santos alerta os profissionais a redobrarem a atenção também no momento de manobrar objetos próximos aos cabos de energia, pois há risco de choque elétrico mesmo que o objeto não encoste nos fios.

Por isso, não manuseie vergalhões, escadas, andaimes, antenas de TV ou internet próximo dos fios. Objetos metálicos possuem maior grau de condutividade de eletricidade, mas a madeira também pode conduzir por causa da umidade presente nesses materiais”, afirmou.

Ele ainda destaca a importância de fazer a avaliação preliminar de risco antes de qualquer atividade.

“Assim, poderá identificar previamente as situações e prevenir que os acidentes aconteçam, podendo voltar bem para casa no final do dia”, concluiu.

A Energisa orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 647 0120 para que seja feito o desligamento da energia.

*Com informações da Energisa
BANNER GRUPO BOM PASTOR

Relevantes Posts