Um peixe de 212 kg foi vendido nesta quinta-feira em um leilão no Japão por 74,2 milhões de ienes, quantia equivalente a cerca de 2 milhões de reais. O animal da espécie atum-rabilho, pescado na costa de Oma, foi comprado por Kiyoshi Kimura, dona da empresa Kiyomura, que gerencia uma cadeia de restaurantes.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, o alto preço é explicado pela raridade da espécie, além do nível de competitividade associado ao primeiro leilão do ano no mercado de peixes Tsukiji, em Tóquio. É a sexta vez consecutiva de Kimura consegue vencer seus adversários no leilão de estreia do ano.
Conhecido como o “rei do atum”, por seu sucesso nos leilões, Kimura disse que o peixe foi “um pouco caro”, mas está feliz que comprou um “atum de boa forma e tamanho”. Segundo o empresário, o peixe será servido em seus restaurantes, mas o valor ainda não foi definido.
Críticas
Os japoneses são os maiores consumidores do mundo do atum-rabilho, espécie que alguns ambientalistas acreditam estar em risco. Ativistas de proteção dos animais se preocupam que a publicidade acerca do leilão seja danosa e chegaram a pedir uma proibição da pesca dessa espécie por pelo menos dois anos.
Veja