O destaque nas águas da natação em Rondônia em 2016 foi o destaque da atleta Thacyane Lima, que após a quebra no recorde no nado borboleta nos jogos escolares em Fortaleza, CE, assinou com o Corinthians. Ela também foi convocada pela Seleção Brasileira de Natação para o Sul-Americano, mas pediu dispensa para competir pelo Timão, em São Paulo, onde segue com os treinos.
A decisão de Thacy foi tomada no início deste ano, a jovem atleta que na época tinha 13 anos teve os rumos da vida alterados. Com a mudança a atleta que continuou a se destacar por meio de desempenho e dedicação no esporte.
O ano também foi marcado pela Primeira Copa de Natação em Ji-Paraná. O torneio reuniu atletas de todo o estado que disputaram na piscina curta, 25m, nas modalidades de estilo livre, costas, peito e borboleta.
Para finalizar o ano e encerrar o calendário, cerca de 160 atletas competiram nas águas do Sesi em Porto Velho. Os atletas estavam em busca da conquista pelas melhor colocação, mas quem levou a melhor foi a equipe do Sesi na quinta do campeonato do Troféu Marcos Borges.