Fiscais da Vigilância Sanitária do município de Jaru, sob a coordenação de Elaidio Pimentel, recolheram em mercados da cidade quase meia tonelada de produtos alimentícios e de higiene, com suas validades vencidas. As apreensões ocorreram nos últimos meses em diversos estabelecimentos de pequeno porte do segmento de gêneros alimentícios, como mercados. Os produtos que serão incinerados estão estocados em uma sala da sede da Vigilância Sanitária do município.
Elaidio Pimentel, informou que os estabelecimentos que mantinham a venda os produtos vencidos, foram todos notificados, e demais ações de fiscalizações que também englobam os supermercados da cidade, estão sendo feitas, porém o número restrito de fiscais dificulta um pouco as ações. O gerente da Vigilância Sanitária orienta aos comerciantes que, a obrigação de verificar os produtos nas prateleiras cabe a eles, e, se algum produto estiver vencido, o proprietário do estabelecimento deve retirar a mercadoria e descarta-la imediatamente.
Aos consumidores, a Vigilância alerta para estarem sempre verificando a data de validade da mercadoria antes de compra-la, e efetuando denúncias a Vigilância Sanitária municipal, caso encontrem produtos vencidos sendo comercializados.
As fiscalizações irão continuar e havendo reincidência, os estabelecimentos receberão um auto de infração com punições previstas em lei.
Fonte: Jaru Online