banner 2

Jaru: Em ato heroico militares salvam a vida de menor que furtou carro e durante a fuga caiu dentro do rio ficando desacordado

Facebook
WhatsApp

Na madrugada deste domingo (08), a equipe do PATAMO de Jaru foi acionada pela central de atendimento para atender uma ocorrência de acidente de trânsito envolvendo um veículo Uno de cor prata.

Segundo informações o veículo teria se envolvido em um acidente de trânsito, não parou no local para os procedimentos e teria saído do local em fuga. O proprietário do outro veículo envolvido no acidente tentou acompanhar o acusado, mas o suspeito adentrou na linha 605 e empreendeu fuga em alta velocidade, a vítima temendo por sua segurança e de sua família desistiu de segui-lo e logo em seguida ligou no 190 e a central de operações repassou a guarnição do PATAMO.

Rapidamente a equipe de policiais se deslocaram para a linha 605 onde encontraram a vítima e sua família em seu veículo que informaram a situação aos policiais e o sentido que o veículo teria tomado.

Os policiais fizeram as orientações à vítima e seguiram rumo a linha 605 sentido ao município de Theobroma e logo depois foram informados pela central de operações que o veículo teria sido furtado à pouco instantes, posteriormente receberam novas informações da central de operações informando que teriam recebido uma ligação de uma moradora da linha 605 informando que teria chegado em seu sítio um rapaz que teria sofrido um acidente e queria ajuda.

Nas proximidades do KM 15, próximo ao “Parque das Ilhas”, avistaram um veículo em deslocamento que ao perceber os sinais luminosos e a aproximação da viatura aumentou a velocidade.

Devido a estrada estar muito empoeirada e com cascalho solto na pista, para garantir a segurança dos policiais, o comandante da guarnição orientou ao motorista da viatura para que reduzisse a velocidade para que acompanhasse com segurança o veículo. Mas a frente, os policiais perderam de vista o veículo e perceberam uma curva acentuada com uma ponte e viram que o veículo perdeu o controle, caiu da cabeceira da ponte dentro do rio Toquefone, de uma altura de aproximadamente 5 metros, colidindo nas pedras e ficando tombado dentro do rio. O suspeito ficou preso nas ferragens do veículo com apenas as pernas para fora e o restante do corpo submerso na água, sem esboçar qualquer tipo de reação. A equipe de policiais saiu rapidamente da viatura e desceu um barranco de difícil acesso em meios as pedras, o SD PM Cheuberth desceu à margem oposta do rio onde se encontrava o veículo e devido a profundidade não foi possível transpor o curso de água, sua ação foi fundamental para retirada do acidentado onde, orientando o restante da equipe que estava se aproximando pela outra margem, retiraram o suspeito que estava preso entre as ferragens, após várias tentativas e sem equipamentos ou meios necessários.

Após obtiverem o êxito de imediato o SD PM Cheuberth se dirigiu a viatura em busca de um ponto, pois devido à distância não havia sinal de celular e nem comunicação via rádio, onde fez contato com a central de operações solicitando apoio do Corpo de Bombeiros com urgência.

Os policiais colocaram o homem em uma pedra de superfície plana onde não correria o risco de um novo afogamento e percebendo que ele estava desacordado e sem sinais vitais, com astúcia, dedicação e insistência dos integrantes de guarnição rapidamente começaram os procedimentos de primeiro socorros, onde o Soldado PM J. Cardoso começou a fazer massagem cardíaca no envolvido e o Al SGT PM Cleber segurava a cabeça do envolvido em uma posição fundamental para a liberação das vias aéreas. O SD PM J. Cardoso realizou o procedimento até esgotar todas as suas forças e o envolvido ainda não apresentava recuperação. O comandante da guarnição, na insistência, pediu para continuar, momento que o CB PM De Souza assumiu dando continuidade aos procedimentos de reanimação que perdurava por mais de 20 minutos, quando o policial já estava esgotando as forças, a vítima começou a reagir aos estímulos voltando a respirar e foi mantido estabilizado e estável sendo monitorado seus sinais vitais até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Com a chegada dos Bombeiros orientaram quanto ao melhor acesso para retirada de vítima em uma maca e após os Bombeiros realizarem os procedimentos, ajudaram na remoção até a viatura e posteriormente o envolvido foi levado ao hospital municipal onde ficou sob cuidados médicos.
Os policiais aguardaram a chegada do perito de plantão onde realizou os trabalhos de praxe.

Após os trabalhos no local do acidente a guarnição fez deslocamento ao hospital municipal onde em contato com a médica de plantão foram informados que o suspeito ficará no hospital sem previsão de alta, devido seu estado de saúde, em seguida a ocorrência foi registrada para medidas cabíveis.

Fonte: Rondônia em Ação

https://youtube.com/watch?v=ec9mvfVZZnQ%3Ffeature%3Doembed
BANNER GRUPO BOM PASTOR
banner materia 3

Relevantes Posts