Eleições- Vários crimes eleitorais foram registrados pelo PM nesse domingo em Machadinho
Neste domingo (02) de eleições municipais, 06 (seis) pessoas foram presas por desrespeitarem a lei eleitoral e terem praticados os crimes de boca de urna. Muitas denúncias de compras de votos, foram feitas a Policia Militar, que ficou responsável pela segurança do processo eleitoral.
Apesar dos crimes eleitorais, as eleições transcorreram de forma pacífica, nenhuma ocorrência grave foi registrada durante o período de votação e quase não se viu jogado nas ruas os santinhos dos candidatos, o chamado lixo eleitoral.
Narra a ocorrência policial registrada na delegacia de policia civil, que 06 (seis) pessoas foram conduzidas pela PM, acusadas de cometerem crimes eleitoral, dentre elas; 01 (um) vereador que foi flagrado por um policial à paisana entregando material de campanha a um eleitor em frente a sua residência e 01 (um) candidato a vereador.
Os conduzidos foram apresentados na delegacia de policia civil, junto com o material de campanha que foram apreendidos pelos militares, sendo acusados de infringirem a Lei de Crimes eleitorais, e permaneceram a disposição da autoridade policial.
Diz a lei de crime eleitoral que é proibido no dia das eleições:
– Arregimentar eleitores ou fazer propaganda de boca de urna é crime. A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), artigo 39, parágrafo 5º estabelece a punição de detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de 5 mil a 15 mil UFIR.
Fonte: Machadinho Online.