Batalhão de Polícia Ambiental tem novo Comandante
Depois de dois anos a frente do Comando do BPA – Batalhão de Polícia Ambiental, o coronel PM Rogério Torres Cavalcanti, passou o comando da Unidade ao tenente coronel PM Arióstenes Viana de Azevedo, na manhã de hoje, 25 de maio, na sede da Unidade, no município de Candeias do Jamari, Rondônia. O Batalhão tem atuação em todo Estado com atribuições de policiar e fiscalizar isoladamente ou com outros órgãos ambientais, 40 Unidades de conservação estaduais, 14 unidades federais e 19 terras indígenas. São cerca de 240 mil quilômetros quadrados, além do policiamento ostensivo urbano de responsabilidade do Batalhão. A solenidade que contou com a presença do deputado Ribamar Araújo, prefeito do Candeias Junior Silva, doutor Delson, da Unir, foi presidida pelo coronel PM Clairton Pereira, subcomandante geral da PM.
secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antonio Carlos dos Reis, lamentou que as pessoas que são fiscalizadas não tenham a consciência de que a preservação do ambiente é importante, não somente nos dias de hoje, mas, também as futuras gerações. Ele agradeceu ao coronel PM Torres que soube com pulso firme, determinar a fiscalização ambiental em todo Estado, sem desmerecer o trabalhador, o cidadão que vive da terra para sua sobrevivência.
Ao fazer uma análise da atuação do coronel PM Torres no BPA, o coronel PM Clairton, subcomandante geral da PMRO, falou que o militar desde sua chegada procurou melhorar as condições de trabalho dos policiais que trabalham na Unidade. Na sua gestão normatizou procedimentos operacionais, efetivou patrulhamento 24 horas em Porto Velho e Candeias do Jamari, ativou o Grupamento Ambiental de Vilhena e realizou no BPA o primeiro curso de Georeferenciamento. Todas essas ações, comentou, não fez só, contou com o apoio e trabalho de todos os policiais militares que atuam no Batalhão Ambiental que diariamente combatem os crimes e ações ilegais contra o meio ambiente.
Presente a solenidade a promotora Aide Moser Luiz, observou que acompanha o trabalho dos policiais militares ambientais “e fazem a diferença no cumprimento das missões atribuídas, independente de oficiais e praças”. Para ela o perfil do infrator também é diferente, são trabalhadores que cometem crime ambiental de forma equivocada, aonde deveriam preservar o meio ambiente.
O coronel Torres disse que foi uma experiência inesquecível, comandar a Unidade Ambiental. Para ele não foram dias fáceis, mas contou com a parceria de pessoas que ajudaram a manter e ampliar as tarefas de proteger um dos maiores patrimônios da humanidade, a Amazônia brasileira. “Dirijo-me aos oficiais e praças, funcionários civis que são comprometidos com o serviço público e não medem esforços para bem cumprir a missão”. Agradeceu a família e aos parceiros, amigos do BPA, falou que “daqui levo duas coisas: a saudade e a certeza do dever cumprido”.
Arióstenes Viana de Azevedo é tenente coronel PM. Natural de Bananeiras, Paraíba. Casado com Janaina Morais e pai de Davi Morais. Bacharel em Direito e possui licenciatura em História. Realizou diversos cursos na Polícia Militar, entre eles policiamento em eventos, direitos humanos, segurança dos defensores dos direitos humanos. Possui as Medalhas 10 e 20 anos, Mérito Policial, Forte Príncipe da Beira, Mérito Legislativo, Governador Jorge Teixeira de Oliveira, Marechal Rondon e Jubileu da PMRO.
Ele já foi comandante da Companhia destacada do 2º BPM, em Presidente Médici, chefe do CI no 2º Batalhão, subcomandante do 2º Batalhão e Comandante do 7º Batalhão em Ariquemes.
Matéria:pmro