A viabilidade técnica e econômica da Ferrovia Bi oceânica, planejada para ligar o Brasil ao Oceano Pacífico, será discutida hoje em reunião da Comissão de Infraestrutura (CI), com a participação de representante da China Railway Engineering Corporation, responsável pelo estudo de viabilidade da obra.
O custo estimado da obra é de US$ 50 bilhões. Também conhecido como Ferrovia Transcontinental, o projeto começaria transportando 23 milhões de toneladas de carga, podendo dobrar o volume total em 25 anos.
Seriam cinco mil quilômetros de extensão desde Goiás até Bayovar, no Norte do Peru.
A ideia do debate é do senador Jorge Viana (PT-AC), com o apoio do presidente da CI, senador Eduardo Braga (PMDB-AM); e dos senadores Acir Gurgacz (PDT-RO), Wellington Fagundes (PR-MT) e Romero Jucá (PMDB-RR).
Requerimentos
Antes da audiência pública, os senadores que compõem a CI vão analisar requerimentos. Um deles solicita a realização de audiência pública para debater a construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara, em Machadinho do Oeste. Outro requer debate sobre as causas e soluções para a crise hídrica do Distrito Federal. (Agência Senado)
Fonte: Rondoniareal