Como era de esperar, engraçadinhos já se aproveitam da compra do WhatsApp pelo Facebook, anunciada na semana passada, para disseminar “pânico” entre os aficionados do aplicativo. Desde o fim de semana, circula em corrente entre usuários do app de mensagens um falso aviso comunicando o encerramento do software. Para poder continuar utilizando o programa, adverte o texto fajuto, é preciso enviar a mensagens a pelo menos 20 contatos.
O aviso carece de rigor formal na escrita e contém erros primários: utiliza, por exemplo, duas grafias para o nome do aplicativo, Whatsapp e WhatsApp. O texto tenta confundir os usuários com o argumento inverossímil de que, após a aquisição pelo Facebook, o app adotará a cor azul da empresamãe e mudará seu nome para WhatsBook (também grafado como “What’sBook” no comunicado).
Veja abaixo a mensagem: “Olá, o Whatsapp sera cancelado a partir do dia 24/02/2014 pois foi vendido para o FACEBOOK.
Para que seu WhatsApp não seja cancelado, envie esta mensagem para 20 ou mais contatos, após a confirmação do envio o ícone ficará azul e você poderá usar o What’sBook normalmente. Obrigado. Equipe WhatsBook.” Apesar dos erros grosseiros, a mensagem está deixando muitos usuários preocupados.
No fórum Yahoo Respostas, uma internauta indagou se a notícia era verdadeira e recebeu respostas desencontradas de outros membros. Desde que pagou US$ 19 bilhões pelo WhatsApp, o Facebook deu reiteradas declarações de que não há mudanças previstas para o aplicativo, que continuará existindo separadamente da rede social.
Os usuários têm motivo para acreditar nisso, já que o Facebook adquiriu o Instagram há quase dois anos e nada mudou no app de fotos. Até agora, a única novidade anunciada sobre o WhatsApp é que ele irá oferecer chamadas de voz a partir do segundo trimestre do ano.
Fonte: lfnews