banner 2

DEPOIS DA CONFUSÃO: Guajará Mirim elege seu prefeito neste domingo

Facebook
WhatsApp

 

GUAJARÁ-MIRIM, RONDÔNIA- Apenas dois pré-candidatos a prefeito se registraram oficialmente no fórum eleitoral e disputam a eleição suplementar neste domingo, 02, em Guajará-Mirim, cidade distante 330 quilômetros de Porto Velho.

O prefeito interino, Sérgio Bouez (PSB), oficializou a candidatura e terá como vice Antônio Nogueira (PDT); o segundo candidato é Cícero Noronha (DEM), com o atual vereador Davino Serrath (PMN) de vice.

Segundo a Justiça Eleitoral, o município terá nova eleição porque o candidato Antônio Bento (PMDB) foi indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não pode assumir o mandato, nem tampouco se candidatar a nenhum cargo político até 2022.

Sem prefeito eleito, a prefeitura foi assumida temporariamente pelo atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sérgio Bouez, desde o início de janeiro até que uma nova eleição fosse feita.

Após a definição do calendário eleitoral para a eleição suplementar, os partidos tiveram somente os dias 13 e 14 do mês de fevereiro, para realizar as convenções partidárias e definir os nomes que iriam concorrer ao pleito.

De acordo com o juiz eleitoral Paulo José do Nascimento, esta a primeira vez que Guajará-Mirim terá uma eleição suplementar e que a logística para o novo pleito é bem menor em relação a 2016.

LOGÍSTICA DO TRE

Equipes técnicas da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia que darão apoio ao pleito eleitoral, estão em Guajará Mirim, antes de iniciar as votações neste domingo (2).

Ao todo serão utilizadas noventa e cinco urnas eletrônicas, além de trinta e cinco urnas de contingência (urnas de reserva) para a substituição, em caso de defeito com alguma urna de seção.

A Justiça Eleitoral disponibilizou dois barcos para cada local de difícil acesso, sendo eles: Aldeia Rio Negro Ocaia, Aldeia Santo André e Distrito de Surpresa.

De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-RO, o encerramento da apuração do pleito está previsto para 18h30, caso não chova.

Calendário eleitoral

Conforme o calendário eleitoral, na sexta-feira (31), dois dias antes da nova eleição, é o último dia para a divulgação paga na imprensa escrita, de propaganda eleitoral, de acordo com a Lei n. 9.504/97, art. 43, caput, e também o último dia para a propaganda eleitoral em páginas institucionais na internet.

O eleitor inscrito nas listas de votação do município de Guajará-Mirim, que estiver fora do seu domicílio eleitoral na data da realização da nova eleição, deverá apresentar, no prazo de 60 dias após a realização do pleito, o requerimento de justificativa dirigido ao Juízo da 1ª Zona Eleitoral de Rondônia.

BANNER GRUPO BOM PASTOR

Relevantes Posts