Com a incorporação de mais de 400 policiais ao efetivo da Polícia Militar na noite de quinta-feira (19) durante formatura de entrega de boinas na sede do comandado-geral da PM, na capital, o governo de Rondônia investiu no aumento de 10% do efetivo para garantir maior segurança à população.
A PM passa a contar agora com maior número de policiais e, segundo o governador Confúcio Moura, goza de alto grau de reconhecimento das suas atividades perante a sociedade. De acordo com o comandante-geral, coronel PM Enedy Dias de Araújo, a corporação caminha para o alcance das metas traçadas pelos integrantes do chamado Estado Maior da instituição.
O aumento do efetivo de policiais tanto militares quanto civis é, de acordo com o governador, um dos grandes anseios da população, obrigada a conviver com o fenômeno social da escalada da violência.
Ele explicou, no entanto, que diante do atual cenário da economia nacional é necessário tratar as contas públicas com austeridade e total controle dos gastos. Dois fatores que foram decisivos para que o Estado pudesse investir na contratação dos novos policiais militares e bombeiros.
Os novos policiais, dentre os quais 40 mulheres, participaram de curso de formação com 1.206 horas-aula durante sete meses, estágio em policiamento ostensivo e estão aptos para atuar nas diferentes modalidades de combate à criminalidade e violência nas áreas urbana e no campo.
O soldado feminino Patrícia Dias Rodrigues, oradora da turma 2015/2016, destacou o alto nível de formação do curso e dos instrutores, responsável pela formação de policiais bem treinados e preparados para garantir a segurança da população, a partir do respeito e cordialidade no trato com os cidadãos.Admitiu o grau de dificuldades da maioria dos módulos do curso de formação, como às atividades de sobrevivência na selva, por exemplo, e encerrou afirmando que “se fosse fácil qualquer um poderia ser PM”.
Fotos: Cecoms PMRO