Não é apenas por sua conhecida forma de enfrentar as crises com voz baixa e palavras equilibradas, que o governador Confúcio Moura deu uma declaração falando em “muita cautela” na reintegração de posse da Fazenda Bom Futuro, na região de Seringueiras. Ele sabe muito bem que os criminosos que invadiram uma propriedade alheia, fortemente armados, fazendo reféns e queimando veículos e equipamentos da fazenda, deveriam estar é na cadeia. Mas sabe também em que país ele vive. No SICNEWS, jornalístico da SICTV/Record, o apresentador Everton Leoni sintetizou, com claridade, qual é a verdadeira situação. Em resumo, afirmou que “se os invasores atirarem e mataram uma dúzia de policiais, nada vai acontecer. Mas ai do policial que, mesmo que fosse para se defender, encostasse um dedo num invasor da Liga dos Camponeses Pobres”, a famigerada LCP! Ai dele, afirma também a coluna! Cairão sobre sua cabeça membros de ONGs nacionais e internacionais; de defensores de direitos humanos dos bandidos; alas do Ministério Público e a coluna – com todo o exagero que o assunto merece – ironiza de que não nos surpreenderíamos se a OEA esquerdista e a ONU declarassem guerra contra Rondônia! A LCP, em qualquer país sério, seria uma organização criminosa, sob o tacão da polícia. Aqui, é tratada como se fosse composta apenas por brasileiros, paupérrimos, abandonados e maltratados, que querem apenas um pedaço de terra para plantar. Pura mentira, pura falácia. Dezenas de membros da Liga e do MST, que já ganharam terra, imediatamente a venderam, tratando de invadir outras áreas para fazer mais dinheiro.
Confúcio não tem escolha. Tem que cumprir a decisão judicial que considerou, (pasmem!), que os bandidos são…bandidos! Sabe também o risco que a operação vai representar. A liderança da LCP quer sangue. Dos outros, é claro! Então, prudência e cautela. Ah, se as leis desse país valessem para todos! Aí, grupos terroristas como a LCP sequer teriam se formado. Mas aqui é o Brasil. Skindô, skindô!
RODOVIA FECHADA
Aliás, como protesto para a grande demora da reintegração de posse determinada pela Justiça, fazendeiros e produtores rurais da região estão anunciando que vão fechar novamente a BR 429, na altura do rio Bananeiras. A ordem judicial determina a retirada dos invasores e levá-los a pelo menos 300 quilômetros de distância, além de identificar e penalizar o comando do grupo pelos crimes de organização criminosa armada; disparo de arma de fogo contra a forca pública, cárcere privado, incêndio e destruição de patrimônio. Os produtores dizem que cansaram de esperar pelo cumprimento da decisão e que só reabrirão novamente a rodovia, quando o mandado judicial for cumprido. Mais um tremendo rolo para Confúcio e seu governo resolverem.
news rondonia